top of page
Sobre acupuntura

Como funciona?

Graças às pesquisas científicas realizadas nos últimos cinquenta anos, tanto na China como no Ocidente, os efeitos da Acupuntura vêm sendo desvendados. Seu mecanismo de ação tem sido demonstrado à luz da ciência atual, tendo bases fisiológicas. A inserção da agulha de Acupuntura estimula terminações nervosas existentes na pele e nos tecidos subjacentes, principalmente nos músculos. A “mensagem” gerada por esses estímulos segue pelos nervos periféricos até o sistema nervoso central (medula e cérebro). Aí, deflagra a liberação de diversas substâncias químicas conhecidas como neurotransmissores, desencadeando uma série de efeitos importantes, tais como, analgésico, antiinflamatório e relaxante muscular, além de uma ação moduladora sobre as emoções, os sistemas endócrino e imunológico e sobre várias outras funções orgânicas.

Como é feito o atendimento em acupuntura?

É bem mais do que “inserir agulhas no corpo”. Essa é apenas uma das etapas de uma série de procedimentos encadeados, que obedece à mesma sequência de uma consulta médica de qualquer outra especialidade.
Assim sendo, durante a anamnese, as queixas e a história do paciente são ouvidas e anotadas. A seguir, é realizado um exame físico e são solicitados e interpretados exames complementares quando necessários. Isso permite ao médico a elaboração de um diagnóstico clínico. Só então, ele poderá decidir se a Acupuntura está indicada naquela situação clínica e se há necessidade de prescrever alguma medicação, bem como associar outra forma complementar de tratamento. Finalmente, o médico poderá estabelecer um prognóstico, informando o paciente sobre as possibilidades de sucesso do tratamento empreendido e de suas limitações no seu caso em particular.
Eventualmente ele poderá ser encaminhado, caso necessário, a um médico de outra especialidade, para uma avaliação, ou mesmo, para a continuidade de seu tratamento.

“Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.”

Dalai Lama

Quais são as indicações?

O campo de atuação da Acupuntura é amplo, devido a sua própria natureza e mecanismos de ação, pois ao estimular o sistema nervoso, regula e harmoniza o funcionamento do organismo como um todo. Tanto nas pesquisas clínicas, como na prática diária, tem-se observado uma grande eficácia da Acupuntura no tratamento de inúmeras doenças e disfunções orgânicas: neurológicas, psiquiátricas, ortopédicas, respiratórias, reumatológicas e digestivas, entre outras.
Assim sendo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) elaborou uma extensa lista de doenças tratáveis pela Acupuntura. Entretanto, inúmeros estudos científicos rigorosos realizados em todo o mundo têm feito essa lista de indicações crescer cada vez mais.

É preciso interromper outros tratamentos?

Não, pois na grande maioria das vezes, a associação da Acupuntura com outras formas e tratamento não apenas é possível, como é benéfica para o paciente. Porém, somente após a realização de uma consulta com a definição de um diagnóstico, o médico poderá determinar qual o tratamento mais adequado para cada quadro clínico. Desse modo, poderá associar à Acupuntura outros métodos de tratamento, inclusive medicamentos.

Acupuntura

Médica

(32) 3212-2138
(32) 99198-9805
whatsapp.jpg
Telegram-512_edited_edited.png
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon

Siga-nos

Av. Barão do Rio Branco, 1871 salas 514 e 513

Centro, Juiz de Fora, MG 36013-020

alessandro.acupuntura@gmail.com

© 2015 por Acupuntura Médica.

bottom of page